A Nossa Biodiversidade

A Nossa Biodiversidade

Conheça a nossa Biodiversidade

Devido à sua extensão e localização ao longo da costa e a jusante de importantes bacias hidrográficas, Moçambique possui uma diversidade de condições biofísicas que comportam uma biodiversidade terrestre, marinha e aquática que é ímpar na região da África Austral e no mundo, abrangendo cerca de 14 ecorregiões, as quais, em conjunto, abrigam uma biodiversidade estimada em mais de 6.000 espécies florísticas e de 4.000 espécies faunísticas.

Várias espécies icónicas de importância turística tanto do ambiente terrestre (elefante, leão, girafa, hipopótamo, leopardo, cão selvagem e búfalo) como do ambiente marinho (raia manta, tubarão, tartaruga, baleia, golfinho e dugongo) podem ser avistados em Moçambique.

  • 6568

    Número total de espécies
    Os números apresentados no dashboard dizem apenas respeito ao número de espécies inseridas na base de dados associada a este Website, pelo que não representam o número de espécies existentes em Moçambique; à medida que a base de dados for actualizada este número irá aproximar-se do número de espécies registadas no território nacional.
  • 215

    Número total de ecossistemas
    Este número correspondente à cartografia preliminar dos ecossistemas terrestres e marinhos.
  • 452

    Número total de espécies ameaçadas
    Os números apresentados no dashboard dizem apenas respeito ao número de espécies inseridas na base de dados associada a este Website, pelo que não representam o número de espécies existentes em Moçambique; à medida que a base de dados for actualizada, este número irá aproximar-se do número de espécies registados no território nacional.
  • 129

    Número total de ecossistemas ameaçados
    Este número corresponde à avaliação preliminar dos ecossistemas terrestres; não inclui ecossistemas marinhos.
  • 42

    Número total de Áreas de Conservação
    O número apresentado não inclui as Fazendas do Bravio nem as Reservas Florestais.
  • 19

    % do território terrestre e de água doce coberto por Áreas de Conservação
    Proporção da área total terrestre e de água doce cobertas por ACs em relação à área total do território continental nacional (não considera Fazendas do Bravio)
  • 30

    Número total de Áreas-chave para a biodiversidade (KBAs)
  • 10

    % do território nacional coberto por Áreas-chave para a biodiversidade