Áreas de Conservação

Database Last Updated:

22 Sep 2021
Áreas de Conservação

As áreas de conservação são essenciais para a preservação da biodiversidade e, como tal, são componentes fundamentais de qualquer estratégia nacional ou internacional. Estando consciente do valor da sua biodiversidade, Moçambique tem apostado em medidas de conservação, principalmente in situ, algo que é demonstrado pelo facto de cerca 26% do território nacional estar coberto por Áreas de Conservação (ACs). As áreas de conservação em Moçambique são tuteladas pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e têm como objectivos principais a conservação da biodiversidade nacional e a contribuição para o crescimento económico e erradicação da pobreza no pais.

  • 15.137,124

    Área terrestre total coberta por ACs (km2)
    Sómatorio da área total das ACs (excluindo, Reservas Florestais e Fazendas do Bravio) relativamente ao território continental nacional.
  • 36

    Número total de ACs terrestres
    Não inclui as Reservas Florestais e as Fazendas do Bravio.
  • 6

    Número total de ACs Marinhas
    Foram contabilizadas apenas as áreas de conservação oficiais que se sobrepõem à Zona Económica Exclusiva. Não foram consideradas as Áreas de Pesca de Gestão Comunitária.
  • 19

    % do território terrestre e de água doce coberto por ACs
    Proporção da área total terrestre e de água doce coberta por ACs em relação à área total do território continental nacional.
  • 12.267

    Área total da ZEE coberta por ACMs (km2)
    Sómatorio da área total das ACs que se sobrepõem à Zona Económica Exclusiva.
  • 2,14

    % da ZEE coberta por ACMs
    Proporção da área total de ACs que se sobrepõem à Zona Económica Exclusiva em relação à área total da Zona Económica Exclusiva.
  • 10

    Número de Áreas de Conservação de protecção total
    Em actualização
  • 30

    Número de Áreas de Conservação de uso sustentável
    Em actualização
Código do WDPA (Protected Planet)Nome da área de ConservaçãoDesignaçãoBreve descrição do localQuadro legalAno de DesignaçãoCategoria NacionalCategoria de gestão da IUCNRegime de gestão e entidadesÁrea Total Reportada (Km2)Área Total Calculada (Shapefile) (Km2)Área Total terrestre e de água doce Calculada (km2)Área Total Marinha (Km2)Área de protecção Total(Km2))Área de Uso Sustentável (Km2)Plano de GestãoAmeaças e Riscospa_categoria_nacional_hfilterpa_categoria_gestao_da_iucn_hfilter