O Que Podes Fazer?

O Que Podes Fazer?

Muita gente acredita que não tem qualquer responsabilidade pela crise global da biodiversidade, no entanto todos nós contribuímos para esta crise através dos nossos hábitos diários de consumo. A perda da Biodiversidade é impulsionada por factores em todas as escalas, desde locais, regionais a globais, o que exige que a implementação de acções para a sua conservação seja da responsabilidade de todos. Esta página fornece um conjunto de ideias específicas sobre coisas que pode fazer para ajudar a conservar a biodiversidade em Moçambique e no mundo.

1. Informe-se e documente a informação sobre a Biodiversidade

O primeiro passo é informar-se sobre as espécies e ecossistemas de Moçambique, sobre as causas da perda de biodiversidade, sobre alternativas para reduzir o nosso impacto. Podemos participar na conservação da biodiversidade através da melhoria do nosso conhecimento sobre a mesma, aumentando a nossa consciência sobre os impactos da sua perda e, ao mesmo tempo, contribuir na colecta de dados sobre espécies e ecossistemas. Tal pode ser feito de forma simples através de registo de observações, fotografias, partilhando estes elementos em redes sociais ou através de palestras em escolas, associações, clubes ou outras plataformas da sociedade civil como por exemplo o Izele (https://izele.org/). O incremento de informação sobre a nossa biodiversidade permitirá aos nossos decisores planificarem melhor as acções de conservação e desenhar políticas cientificamente orientadas e que estejam baseadas no contexto socioeconómico nacional.

2. Consuma de forma mais responsável

Pense nas suas actividades diárias e em como pode reduzir o seu impacto ou “pegada humana”. Milhões de moçambicanos podem fazer a diferença se todos estiverem conscientes das suas escolhas e acções. Reduza a utilização de energia não renovável e de combustíveis fósseis. Se usa carvão, procure alternativas mais sustentáveis ou use fogões melhorados. Não contribua para o desmatamento da nossa floresta nativa nem para a captura e destruição de espécies de fauna selvagem. Se tem acesso a produtos processados reduza a utilização excessiva de alimentos e outros produtos cuja aquisição, embalagem, transporte refrigeração, etc., tenham um impacto elevado sobre a biodiversidade.

3. Denuncie os crimes contra a Biodiversidade

Denuncie às autoridades os crimes contra o ambiente e a biodiversidade, como por exemplo: a caça furtiva, o comércio ilegal de espécies protegidas e seus derivados, entre outros crimes ambientais. Dê especial atenção às espécies protegidas e ameaçadas como o elefante, o leão, o leopardo, o pangolim, os tubarões e raiais, o dugongo, as tartarugas marinhas e os cavalos marinhos. Não compre quaisquer produtos retirados ou derivados destes animais.

4. Sensibilização e advocacia

Progressos na conservação da biodiversidade podem surgir através da sinergia entre o conhecimento científico, educação comunitária ambiental, respostas sectoriais (públicas e privadas) e através de uma consideração de outras necessidades da sociedade, como por exemplo o desenvolvimento urbano, projectos de desenvolvimento. Portanto, podemos intervir como promotores de boas práticas para a conservação na nossa comunidade e nos sectores onde actuamos, através da partilha de modelos comunitários de gestão, promoção das medidas nacionais adoptadas, e ao mesmo tempo influenciar no processo de tomada de decisões. Contribua activamente tornando-se membro de um clube ou associação ambiental ou outro tipo de plataformas da sociedade civil.