Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN

Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN

A Lista Vermelha de espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) é uma iniciativa por meio da qual se pode avaliar a probabilidade de uma espécie ser extinta. É considerada a metodologia mais útil para avaliar o estatuto de conservação de espécies em todo o mundo, constituindo assim um indicador crítico do estado da biodiversidade. As espécies podem ser avaliadas a nível global, regional e nacional. Constituem espécies ameaçadas as que se encontram nas categorias: Criticamente em Perigo (CR), em Perigo (EN) e Vulnerável (VU).

As informações resultantes das avaliações da lista vermelha de espécies fornecem uma enorme contribuição para permitir a tomada de decisões rápidas e informadas, sobre quais espécies e áreas requerem iniciativas urgentes de conservação e que devem ser salvaguardadas de impactos humanos. A Lista Vermelha da UICN é um instrumento que permite assim orientar a alocação de esforços e recursos para a conservação e protecção da biodiversidade, incluindo políticas nacionais e globais.

  • 294

    Número total de espécies ameaçadas de fauna
    Os números apresentados no dashboard dizem apenas respeito ao número de espécies inseridas na base de dados associada a este portal, pelo que não representam o número global de espécies de fauna ameaçadas existentes em Moçambique; à medida que a base de dados for actualizada, este número irá aproximar-se do número real de espécies de fauna ameaçadas no território nacional.
  • 158

    Número total de espécies ameaçadas de flora
    Os números apresentados no dashboard dizem apenas respeito ao número de espécies inseridas na base de dados associada a este portal, pelo que não representam o número global de espécies de fauna ameaçadas existentes em Moçambique; à medida que a base de dados for actualizada, este número irá aproximar-se do número real de espécies de flora ameaçadas no território nacional.
  • 50

    Número total de espécies ameaçadas de aves
    Os números apresentados no dashboard dizem apenas respeito ao número de espécies inseridas na base de dados associada a este portal, pelo que não representam o número global de espécies de fauna ameaçadas existentes em Moçambique; à medida que a base de dados for actualizada, este número irá aproximar-se do número real de espécies de aves ameaçadas no território nacional.
  • 23

    Número total de espécies ameaçadas de mamíferos
    Os números apresentados no dashboard dizem apenas respeito ao número de espécies inseridas na base de dados associada a este portal, pelo que não representam o número global de espécies de mamíferos ameaçados existentes em Moçambique; à medida que a base de dados for actualizada, este número irá aproximar-se do número real de espécies de mamíferos ameaçadas no território nacional.
  • 14

    Número total de espécies ameaçadas de répteis
    Os números apresentados no dashboard dizem apenas respeito ao número de espécies inseridas na base de dados associada a este portal, pelo que não representam o número global de espécies de fauna ameaçadas existentes em Moçambique; à medida que a base de dados for actualizada, este número irá aproximar-se do número real de espécies de répteis ameaçadas no território nacional.
  • 7

    Número total de espécies ameaçadas de anfíbios
    Os números apresentados no dashboard dizem apenas respeito ao número de espécies inseridas na base de dados associada a este portal, pelo que não representam o número global de espécies de fauna ameaçadas existentes em Moçambique; à medida que a base de dados for actualizada, este número irá aproximar-se do número real de espécies de anfíbios ameaçadas no território nacional.
  • 39

    Número total de espécies ameaçadas de peixes de água doce
    Os números apresentados no dashboard dizem apenas respeito ao número de espécies inseridas na base de dados associada a este Website, pelo que não representam o númOs números apresentados no dashboard dizem apenas respeito ao número de espécies inseridas na base de dados associada a este portal, pelo que não representam o número global de espécies de fauna ameaçadas existentes em Moçambique; à medida que a base de dados for actualizada, este número irá aproximar-se do número real de espécies de peixes de água doce ameaçadas no território nacional.
  • 85

    Número total de espécies ameaçadas de peixes marinhos
    Os números apresentados no dashboard dizem apenas respeito ao número de espécies inseridas na base de dados associada a este portal, pelo que não representam o número global de espécies de fauna ameaçadas existentes em Moçambique; à medida que a base de dados for actualizada, este número irá aproximar-se do número real de espécies de peixes marinhos ameaçadas no território nacional.

Banco de dados em manutenção